Translate

segunda-feira, 12 de maio de 2014

PEITO SECO EM GALOS

Coccidiose uma Ameaça na Criação

A Coccidiose é uma doença mundialmente distribuída em aves, é transmitida pelo parasita protozoário do gênero Eimeria e do Gênero Isospora. São protozoários altamente resistentes no meio ambiente, tanto a desinfetantes quanto a alguns medicamentos. A transmissão é feita através da ingestão da forma infectante, o oocisto. No gênero Eimeria cada oocisto pode se transformar em 1800 novas formas e no gênero Isospora possui oocisto com dois esporocistos contendo quatro esporozoítos cada um, somando oito esporozoítos. 

A coccidiose passa geralmente despercebida pois o parasita vive no intestino sem causar estragos mas em qualquer momento, geralmente numa situação de stress, começa a reproduzir-se rapidamente e então já pouco podemos fazer. 

Os sintomas mais comuns dependem do tipo de coccídia e sua localização no intestino das aves, emagrecimento, caquexia (peito seco), despigmentação da pele, diarréia hemorrágica, depressão (ficam quietas, param de cantar), dor abdominal, respiração acelerada, fezes com muco, dificuldades no processo de muda, e diminuição reprodutiva considerável, alta mortalidade de pintos. 

Como os sintomas são variados, e os animais acometidos podem estar com doenças secundárias, o Medico Veterinário sem exame laboratorial que identifique o parasito (Eimeria e Isospora), não conseguirá fazer o diagnóstico específico. 
Quando o Médico Veterinário não consegue diagnosticar a Coccidiose, todo o plantel pode ficar contaminado, ou seja, a contaminação se espalha para toda a criação. 
Há dois tipos de tratamento, geralmente a base de coccidiostáticos (agem no desenvolvimento do parasita) ou coccidicida (matam o agente), porém esses tratamentos devem ser acompanhados com exames de fezes antes e depois da medicação, para analisarmos sua eficácia, no caso dos medicamentos a base de Sulfa, dependendo da dose, o medicamento age como coccidiostáticos e coccidicida. 

A duração depende do fármaco escolhido e sua classificação (coccidiostáticos e coccidicida). É fundamental que siga a bula do produto a risca, e que se faça exame laboratorial no final do tratamento para certificar a eficácia do mesmo. 
Além do prazo descrito em bula a dosagem também é importante para não interrompermos o tratamento com sub doses, e não "eliminar" totalmente o agente transmissor da doença. 
Como falado anteriormente a Coccidiose é mundial, é muito comum nas aves e de criação, porém, na grande maioria dos casos não há sintomatologia clínica, e exames que confirmem o diagnóstico. 
Todas as espécies de aves estão sujeitas a contaminação e em qualquer região. 
Todas as épocas doespécas aves estão sujeitas a contaminação, o que favorece a maior incidência e o aumento de temperatura e umidade. 
Como prevenção é recomendado a higienização freqüente das gaiolas, poleiros, comedouros, bebedouros e etc. Quarentena das aves recém adquiridas e pássaros que participaram de campeonatos e exposições, além de exames laboratoriais preventivos, pelo menos de 1 a 2 por ano, no caso de grande criações, podem ser feito exames por amostragem e o uso do Bella Ave PS, pelo menos 1 vez ao ano, oferece um tratamento seguro e eficaz, pois minimiza os efeitos do tratamento e da infecção.
Em grandes criações o risco é maior, e em viveiros grandes também, visto que a limpeza e a desinfecção é mais complicada. O ideal é a realização de exames preventivos, princialmente antes dos períodos de reprodução e uma rotina de limpeza de preferência com Herbalvet TA, adequada nas gaiolas, viveiros e etc.

Outro cuidado, é  a quarentena no retorno dos animais de exposição e de campeonatos, que previne não só a coccidiose quanto também outras doenças infecto- contagiosas.
Os benefícios do controle da Coccidiose, é o aumento da reprodutividade e a diminuição da mortalidade. Vale ressaltar que em todo o mundo a idéia da prevenção sempre é mais barata e eficaz do que o tratamento curativo.

Um comentário:

Dúvidas e perguntas respondidas diretamente no seu email, sobre assuntos pertimentes ao manejo e criação de aves.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.