COMO CURAR PLACAS NA GARGANTA DOS GALOS DE FORMA MAIS CORRETA.
PLACA EM GALOS(Carlos Batista Jr)
Bem vamos falar sobre essa doença comum em nossas aves, as causas mais comuns e sua complexidade no tratamento, conforme estudos, vimos 3 agentes causadores diretamente responsáveis, e por isso um tipo de tratamento com determinado medicamento faz efeito em uma ave e em outra não, ou seja a ave é curada, mas o criador mantém o mesmo ambiente e carência de suplementação que propiciou a proliferação da doênça de forma involuntária, o ambiente favorável faz aquela doença retornar. bom, busquei aprofundar mais no assunto, e trazer um estudo mais completo buscando a eficiência no tratamento.
Agentes causadores da Placa na garganta das aves:
- E.coli ( bactéria )
- cândida ( fungo )
- Tricomoniase ( protozoário )
Ou seja são agentes causadores totalmente diferentes que provocam placas na garganta igualmente, este o motivo que o tratamento que deu certo em uma ave não dá certo em outra, por isso a importância de se fazer os exames clínicos veterinário para saber quais os agentes causadores e tratar específicamente de forma correta e com o medicamento mais apropriado, principalmente para os criadores que tem melhores recursos financeiro e que investem alto. O que já sabemos é que esses agentes causadores de doenças estão diretamente ligados ao desequilíbrio na microbiota intestinal provocado por stress, falta de higiene, cama das aves feitas por casca de arroz e pó de serra, esses dois altamente prejudiciais a saúde de nossas aves, pois ajudam na proliferação de fungos e bacterias de forma acelerada, materiais que mesmo de fácil manuseio e limpeza foram adaptados de criações de aves pra abate que tem vida curta portanto a troca desse material é mensal, pra aves de criação domestica não é aconselhado o uso, devem ser substituidos por areia grossa adicionada de cal hidratado, o cal esse impede a proliferação de microorganismo na areia e faz com quê as fezes fiquem dura em cima da areia e impede a umidade que é um facilitador da proliferação de microorganismo, facilitando a limpeza com ciscador de forma semanal, a areia além de ser um mineral que pode ser tratado com cal hidratado é benéfico no processo digestivo da ave, caso a mesma venha a consumir, diferente dos outros materiais que consumidos provocam problemas graves intestinais e até paralisação do mesmo causando assim alta mortalidade.
Tratamento para cada tipo de agente causador e medicamento específico:
E.Coli ( bactéria ) medicamento a base de flofernicol.
Cândida: Fluconazol, Nistantina etc...
Tricomoniase: Metronidazol, Tinidazol, secnidazol + cefalexina, Amoxicilina azitromicina.
Limpeza completa do local da ave fazendo a troca da cama, desinfecção com cal hidratado, lavar vazilhas com água sanitária e separar uma específica para a ave doente.
Suplementos adjuvante no tratanento da placa na garganta da ave:
Pré e próbiotico e sua importancia na saúde das aves sendo preventivo na reincidência da placa e várias doênças mais comuns nas aves, causando a longo prazo um diminuição de uso de medicamentos e mortalidade :
Exemplo: Organew, levedura de cerveja, etc.. vai ajudar reequilibrar a microbiota intestinal e consequentemente evitar a proliferação dos agentes causadores de forma patogênica causando doênças, consequentemente ajudando modular a melhora da imunidade da ave e reincidência.
Obs: a ave acometida da doênça e que não esteja se alimentando, não basta o criador fornecer apenas o medicamento sem dar um soro, uma banana, 1 comprimido diário de xantinon para desintoxicação do fígado ou seja, ajudando a ave a se recuperar, fornecer medicamentos anti térmicos para ave que está com febre, e depois falar que o medicamento ou o tratamento não fez efeito e matou a ave, a ave é igual a nós precisa de toda atenção e procedimentos adequedados para recuperação. Medicar e não alimentar a ave ou fornecer medicamentos complementares conforme sinais e sintomas, não vai adiantar nada.
Bom com isso pretendo somar mais ainda com todos os criadores que tem suas aves afetadas, na melhora do tratamento, conhecimento compartilhado no objetivo de somarmos com todos os criadores de aves combatentes ou exóticas.
Autor: Carlos Batista Jr - Recife - PE. 12 de Junho 2020.
TRATAMENTO PARA PLACA EM GALOS ACOMETIDOS COM TRICOMONÍASE:
MUITO COMUM ESSA DOENÇA QUE ACOMETE AS AVES MAIS VELHAS E AVES DEBILITADAS, A PLACA NADA MAIS É UMA DOENÇA OPORTUNISTAS PROVOCADA POR TOXINAS DOS FUNGOS, EM SUA MAIORIA DAS RAÇÕES FABRICADAS E SEMENTES VELHAS, ESSES FUNGOS LIBERAM TOXINAS NORMALMENTE, PORÉM A AVE COM SUA IMUNIDADE BAIXA NÃO CONSEGUE ELIMINAR CAUSANDO AS PLACAS DIFITERICAS NA GARGANTA, FAZENDO COM QUÊ A AVE COMA MENOS E SE DEBILITE E NÃO TRATADA CORRETAMENTE IRÁ RETORNAR CADA VEZ MAIS FORTE ,E EM CONSEQUÊNCIA A MORTE DA AVE, A FORMA MAIS EFICIENTE QUE ACHEI EM TRATAR DEVIDO A ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ESSA DOENÇA E COLOCANDO EM PRÁTICA E CONSEGUIMOS RESULTADOS FANTÁSTICOS.
PRIMEIRO O TRATAMENTO DE DESINTOXICAÇÃO GASTROINTESTINAL E FIGADO DA AVE:
Meio litro de soro fisiologico humano.
2 pacotes de enterex
5 sachês de xantinon líquido
Misture todos dentro do soro e forneça de 30 ml a 50 ml logo após 30 minutos da medicação usada para tratar a placa conforme tratamento a baixo, faça isso durante 10 dias do tratamento com a amoxilina.
TRATAMENTO PARA ELIMINAR OS AGENTES CAUSADOR DA DOENÇA:
AMOXILINA:
Logo de manhã cedo forneça um comprimido de Amoxilina isso repita por 10 dias seguidos sem interrromper o tratamento, e logo após 30 mínutos em diante inicie o tratamento de desintoxicação conforme informado o texto acima.METRONIDAZOL:
Medicamento usado apenas a noite um por noite durante 5 dias para infecção inicial e 7 dias infecção grave, para o tratamento e segue com o amoxicilina até o término de 10 dias.ALIMENTAÇÃO:
Fornecer apenas ração prêmium raças pequenas substituindo toda e qualquer ração tradicional, seguindo essas dicas sua ave irá retornar a sua saúde normal e dificilmente retorna, algumas observações como limpeza das baias troca das areias de 6 em 6 meses colocando cal e limpeza dos recipientes de alimentação e água irá garantir a saúde de todo plantel.
Iniciei esse tratamento aqui, o mas não deu certo, a ave morreu depois do terceiro dia.
ResponderExcluirOk, se sua ave morreu depois de 3 dias foi devido a outros fatores e não necessariamente o tratamento, pois já curamos centenas de aves com este tratamento, quando se trata uma doença tem que ver todos os sinais e sintomas da ave, verificar o estado e avanço da doênça, se a ave esta se alimentando só, se a comida esta digerindo, etc... Esse é apenas um dos tratamentos pra tricomoníase, se o seu galo tiver com E.Coli ou seja uma bactéria o tratmento e medicamento é outro, tenho certeza absoluta que sua ave morreu por outroa motivos e não devido ao medicamento.
ResponderExcluirBoa tarde... Mas se a placa já inchou até o lado da cara do galo no tipo um tumor e esse mesmo tratamento ou tem outro tipo procedimento???
ResponderExcluirBatista Jr. É o mesmo dos coca Batista linhagem famosa do Sul??
ResponderExcluirBatista JR é o dono desse site e não tem parentesco com o do sul, semelhante apenas o sobrenome.
ExcluirOs cocas famosos são do Duda Mendonça o tal do Sul que vc fala comprou e revendeu isso a 10 anos atrás, nunca foi conhecido como desenvolvedor de genetica e linhagem e sim compra e revende crias desenvolvidas por terceiros como qualquer outro criador esperto.
Inchar lado da cara do galo não é placa, e sim crueira(castanha), limpar com água sanitária retirando toda placa, e passar iodo e hipoglôs.
ResponderExcluirBoa noite ! Se estiver no início, faço o tratamento normalmente ? Aqui em casa começou com poucas aves, hoje já está todas infectadas, mas está bem no início, estão alimentando normalmente !
ResponderExcluir